domingo, 11 de janeiro de 2009

...As gerações

Á uns dias fui ajudar a minha mãe a tratar das campas dos meus avós maternos, coisa que não fazia á muito muito tempo, nem sequer entrava no cemitério para ir visita-los.
A minha avó São já está nas ossadas, era a melhor avó do mundo e eu chorei muito quando soube que morrera, passados para aí 3 anos... O meu avô Casimiro ainda está na campa no chão, apesar de ter morrido mais cedo, deste meu avô não tenho grandes memórias, ainda era muito pequeno, e as que tenho não são muito boas, digamos que era um homem dado á bebida.
Estava a pôr as flores na jarra e de repente veio-me aquela saudade, aquela vontade de os ter cá, vieram-me as lágrimas aos olhos. Pus-me a pensar em tudo.
A minha avó São nasceu, em tempos foi muito mais nova que eu, cresceu e chegou a ter a mesma idade e mesma versatilidade que eu, cresceu ainda mais e conheceu um homem com quem se casou e teve duas filhas, continuou a crescer e a envelhecer e a minha mãe nessa altura era mais nova que eu, a minha avó continuou a crescer e a envelhecer e a minha mãe chegou a ter a mesma idade que eu, continuou a envelhecer e a minha mãe conheceu um homem com quem se casou e teve dois filhos, continuou a envelhecer e morreu-lhe o marido, o meu querido avô, ficou sozinha, já com as filhas casadas e com netos, e ela viúva, e a minha mãe envelheceu e o meu irmão cresceu e conheceu uma mulher com quem teve um filho, e a minha mãe envelheceu já com um neto, mas a minha avó já tinha morrido.
Eu que sou tão novo não me consigo imaginar a passar por este processo. Eu que sou tão novo não me imagino a ser velho já sem... Ninguém. Não me consigo imaginar como sendo o ultimo testemunho vivo duma família com quem eu ia ao cemitério ajudar. Não me consigo imaginar velho, sendo o ultimo, e ter a geração nova á minha frente, filhos, netos, bisnetos, sentado no sofá a pensar que a minha vida já estava a terminar e a minha missão estava feita, tinha deixado a minha família estender-se nos anos, e que como outrora tinha escrito num blog, estava na altura de eu fechar os olhos e dormir.
O milagre da vida. Descendencias. Fotografias antigas. Educações e mentalidades.
Espero ser o melhor avô do mundo, e não quero que o meu neto chore quando me for pôr flores. Ai dele. <3

3 comentários:

Anónimo disse...

fantástico.
mas mesmo fantástico.

Kate disse...

Mas nós vamos crescer e ser velhinhos juntos :D e eu vou falar do meu genro que é um boi e me assedia e do da tua sogra que é uma vaca mas nao para de olhar para o teu cu :D e quando eu morrer tu vais pôr rosinhas fofinhas e bonitas na minha campa, ai vais vai (L).

Adoro-te <3

Alguém disse...

Tens tanta razão ! Tenho medo desse processo, acho que vou ser a pessoa 'velha' mais jovem de todas ! xD
Beijinho Calvin